domingo, 23 de janeiro de 2011

TPM

Você se olha no espelho e leva um susto: o rosto está cheio de espinhas, o corpo parece inchado e os seios estão doloridos. Para piorar, seu humor muda a cada instante. Uma hora, você se derrama em lágrimas. Noutra, mal consegue controlar a raiva. E o mundo inteiro família, amigos, namorado - parece conspirar contra você. O que significa tudo isso? Apenas três letrinhas - TPM.




Afinal, o que é TPM?
TPM é a sigla para Tensão Pré-Menstrual. É um conjunto de sintomas que costuma aparecer alguns dias antes da menstruação. Ela surge de mansinho... E sem você notar, vai bagunçando toda a sua vida. Até que finalmente você fica menstruada e livra-se dela!
O problema é que até a menstruação chegar algumas mulheres sofrem e muito com a TPM. E quem estiver por perto - pai, mãe, irmão, namorado, cachorro - acaba sofrendo junto.

É fácil identificar a TPM?
É só ficar atenta que você logo vai perceber se está ou não com TPM. Os sinais aparecem no corpo: dor nas mamas, aumento de peso, dor de cabeça, dores nos músculos e nas articulações, cansaço, dificuldade para dormir. Ou nas emoções: raiva, agitação, dificuldade para concentração, baixa auto-estima, ansiedade.
Claro que esses sintomas variam de mulher para mulher. As dores nos músculos, por exemplo, que tanto incomodam a sua amiga, podem nem afetar você. A intensidade dos sintomas também muda - eles podem ser leves, moderados ou severos.

Qual é a causa da TPM?
Não se sabe exatamente o que causa a TPM. Mas os médicos acreditam que os hormônios têm uma boa parcela de culpa. Alterações nos níveis de cálcio e magnésio também podem ter influência.

Adolescentes x TPM
Os sintomas da TPM lembram muito aqueles probleminhas da adolescência, que você conhece bem. Se nessa fase já é difícil identificar a TPM, imagine lidar com ela! Por isso, o melhor a fazer é tentar relaxar.
Assim que notar que a TPM está chegando, avise quem estiver por perto. Converse, explique o que está acontecendo. Assim, ninguém vai estranhar seu mau-humor! De quebra, seus pais, irmãos, amigos e namorado - terão mais paciência, o que vai ajudá-la a superar essa fase.
Se estiver difícil lidar com a TPM, procure um ginecologista. Ele é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para você.

Dicas eficientes
Os especialistas costumam indicar alguns cuidados, que podem diminuir os sintomas da TPM:

- Esqueça os hambúrgueres! Durante a TPM, procure comer alimentos leves: cereais, frutas frescas, vegetais.

- Prefira peixe! O aumento do consumo de peixe pode diminuir muitos sintomas.

- Evitar carnes vermelhas, leite e derivados pode ser benéfico para algumas mulheres.

- Diminua o consumo de sal, café, açúcar e álcool.

- Pratique exercícios. Procure andar pelo menos 30 minutos por dia. Natação, exercícios aeróbicos e alongamento também podem aliviar a TPM.

4 comentários:

  1. nunca tinha aprofundado no assunto..rs.. acho que tenho trauma...

    Comu. do orkut
    Gostei do seu blog, me siga tambem..
    www.mosquitoambulante.blogspot.com ou
    www.diegovaladares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. estou te seguindo , segue o meu :

    http://comentariocriticoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eei menina... amei teu blog.
    to te seguindoo
    beijoooos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Adorei!Já sou seguidora!Q tal seguir o meu tbém?!!!Abraço.Monique
    www.bysantaanja.blogspot.com

    ResponderExcluir